A batalha por Wesnoth (título original: Battle for Wesnoth é um jogo eletrônico de estratégia por turnos com ambientação fantástica. Por outro lado, dependendo da classe da unidade, os protagonistas têm habilidades diferentes. Os magos brancos, por exemplo, têm a competência de curar ou curar seus companheiros, os cavaleiros da morte conseguirão que seus companheiros lutam melhor por tua liderança. As unidades assim como têm uma maior ou menor defesa contra os ataques que recebam em atividade do terreno em que se encontrem posicionados.
Os anões, por exemplo, são quase invulneráveis nas montanhas, e o mesmo ocorre com os elfos na floresta. Alguns até mesmo os elfos conseguem se tornarem invisíveis diante os seus inimigos graças à capacidade de afeto. Ademais, as unidades ganham experiência à capacidade que lutam e matam seus oponentes e, ao conseguir uma quota de experiência padrão, transformam-se em algumas unidades, com novos ataques e habilidades.
- Permite a partilha de conteúdos de forma rápida e descomplicado com pessoas próximas
- Ação administrativa: Avisado ^Zeta^/query 23:Cinquenta e quatro 23 out 2007 (CEST)
- 1 Sistema mercenário
- um Características 1.1 Guia de ruas
Ao vir a um acordado nível, que varia segundo a unidade, a passagem pro próximo nível não implica nenhuma transformação, dando apenas uma ligeira melhoria dos pontos de vida. As unidades devem de um custo de manutenção de um moeda de ouro para cada grau da mesma, podendo-se obter o ouro, a partir do controle dos povoados que existem nos diferentes cenários.
Controlar os povoados do oponente é mais benéfico do que tomar o controle de povoados neutros, porque desta forma se elimina o volume de ouro obtido pelo inimigo e não poderá basear-se em algumas unidades. Nas últimas versões do jogo conseguem descarregar conteúdos, com um modo de jogo similar aos jogos de rpg de tabuleiro por turnos.
Entre os conteúdos pra download acham-se recentes eras (que geralmente têm facções e regras diferentes), campanhas, mapas, etc. Leais: Cavalaria humana, magos e infantaria, unidades, todas elas fração de um exército regular, que lutam melhor no decorrer do dia. Rebeldes: Principalmente unidades élficas, com ataques de corpo-a-organismo e à distância a que a noite ou o dia não lhes influencia e sobretudo defensivas em florestas, onde podem atravessar despercebidas pro resto de unidades.
Norte: Orcs, goblins e trolls que lutam essencialmente bem em curta distância, e com a escuridão. Mortos-vivos: O compõem de uma série de seres com vasto resistência em combate que são capazes de esmagar seus adversários facilmente, contudo a sua enorme fraqueza são ataques mágicos.