Bell UH-Um Iroquois

O UH-um Iroquois, é um helicóptero militar de serviço público, de tamanho médio e polivalente, fabricado na fabricante norte-americana Bell Helicopter para as Forças Armadas dos Estados unidos. Foi o primeiro helicóptero equipado com um motor turboeje que usaram as Forças Armadas dos EUA.

Começou o seu desenvolvimento no ano de 1955, a partir de testes do Exército dos Estados unidos com um Bell Model quarenta e sete alterado. É famoso por sua participação na batalha do Vietnã, em que foram usadas em torno de 7000 unidades. O Huey foi amplamente exportado por o mundo todo e continua em serviço, em muitas forças militares, entre elas o Corpo de Fuzileiros navais dos EUA.

A versão mais moderna do Iroquois é o Bell UH-1Y Venom. Os primeiros helicópteros estavam movidos por motores a pistão. No início dos anos 1950, entretanto, os motores de turbina de imediato eram usados em diversos aviões e os projetistas de aeronaves começaram a acreditar a sua utilização em helicópteros. As turbinas eram melhores, já que, apesar de serem caros de fabricar, tinham uma longa vida proveitoso e extremamente leves pra tua alta potência, em comparação com os motores de pistão. Em 1958, foram testados seis helicópteros YH-40 de avaliação.

Após as provas, Bell acreditou-se que o YH-quarenta era impecável para transporte de tropas e carga de mercadoria, como também o era no papel de MEDEVAC. Uma visão mais rápido adotada pelo Exército, que encontrou este helicóptero em fase de pré-produção muito mais do que os helicópteros de pistão anteriores no serviço e logo encomendou mais unidades. O HU-1A (logo depois redesignado UH-1A), ou padrão de “Alpha” no alfabeto fonético da OTAN, foi o primeiro helicóptero norte-americano com motor turboeje a entrar em criação. O helicóptero foi originalmente designado HU-1A, e foi essa designação, o que fez com que recebesse o codinome de “Huey”.

Este codinome fez com que o nome oficial do Exército pra série, “Iroquois” (os helicópteros do Exército norte-americano tradicionalmente recebem nomes de povos indígenas norte-americanos), pela prática não fosse utilizado quase nunca. Em 1960, 14 de UH-1A ordem original, foram designados como TH-1A, usados para treinamento de tripulação, e outro helicóptero foi redesignado XH-1A, esse último pra fazer testes com lança-granadas.

Os primeiros modelos produzidos entraram em serviço com a 101.ª Divisão Aerotransportada em Fort Lewis, Washington, com a 82.ª Divisão Aerotransportada e com o 57º Destacamento Médico. Os seguintes UH-1A em entrar ao Vietnã após o 57º Destacamento Médico foram com uma nova unidade de teste, a Empresa de Transporte de passageiros Utilidade do Exército dos Estados unidos (UTTCO por suas siglas em inglês).

A UTTCO tinha vinte UH-1A militar no Vietnã no encerramento de 1962. Estas aeronaves foram usadas como escolta armada de helicópteros de transporte de tropas, H-vinte e um Shawnee e H-trinta e quatro Choctaw implantados no combate em um momento anterior. O exercício em conflito do UH-1A demonstrou que a potência de seu motor Lycoming T53-L-1, de somente 860 hp, não foi suficiente e indicou a indispensabilidade de melhorar este aspecto do helicóptero nos seguintes modelos do Huey. O HU-1B, ou modelo “Bravo”, foi um paradigma melhorado com um novo motor Lycoming T53-L-cinco de 960 hp de potência, um rotor principal de um novo projeto e uma cabine mais longa que podia acomodar sete passageiros.

  1. The Great Taboo (1998)
  2. A jornalista de ciências Analee Newitz e seus postagens a respeito do biopunk.[13]
  3. Lev Aborda
  4. Practical Game AI Programming

O novo rotor tinha o mastro 32,cinco centímetros mais alto e as pás de medição 13,41 metros de diâmetro e 525 mm de corda (largura de asa em aeronáutica). Esta versão foi redesignada UH-1B em 1962. Os UH-1B produzidos logo após foram equipados com motores Lycoming T53-L-9 e L-onze de 1100 hp de potência. O peso máximo do helicóptero carregado era de 3855 kg e o peso vago de 2047 kg; desta maneira, podia transportar uma carga benéfico de até 1808 kg Bell fez uma versão civil do UH-1B com várias melhorias de segurança, como travas das portas.

O paradigma de “Charlie” foi equipado com os modelos de motor Lycoming T53-L-nove ou L-11 de 1100 hp que garantiam a potência de impulso necessária para levantar o sistema de armas em emprego ou em desenvolvimento no instante. Incorporou o novo sistema de rotor Bell 540 com pás de 686 mm de corda (largura de asa em aeronáutica).

O aumento de potência levou os engenheiros da Bell pra formar uma nova fila para o padrão “C”, que incorporou uma viga mais longa com o leme de direcção alargado e os estabilizadores horizontais e verticais. Muitos dos UH-1C existentes, logo depois, lhes mudou o motor que tinham pelo Lycoming T53-L-13 de 1400 hp e foram redesignados UH-1M.

Rolar para cima