O levantamento de potência, peso potência, ou simplesmente potência (em inglês powerlifting) é um esporte de força, que consiste em 3 eventos: o agachamento, o supino e o levantamento terra. As primeiras guerras de levantamento de potência modernas começaram na década de 1960 e é pra homens e mulheres. Em 1972 foi desenvolvida a primeira federação que rege o esporte, a Federação Internacional de energia (International Powerlifting Federation, IPF). A diferença de halterofilismo, onde os movimentos são desde o chão até a cabeça, os movimentos do levantamento de potência fazem uma pequeno trajetória, bem que, em ambos os esportes requerem muita potência. No halterofilismo utiliza-se muito mais a técnica e a força-velocidade, no levantamento de potência se utiliza mais a potência máxima.
Por outro lado, com esta prática, se podiam trabalhar todos os grupos musculares, o que implicava que os atletas fossem cada vez mais fortes e de aparência mais magra. Começam a ser realizadas competições a grau peculiar, em primeiro recinto nas academias, entre os companheiros. Mais tarde começam a surgir menores campeonatos entre numerosos ginásios pra competir entre si.
Mas há que avançar até meados dos anos sessenta pra encontrar a primeira luta nacional de Estados unidos. Na data, o levantamento de potência chega à Europa, mas apenas a alguns ginásios de Inglaterra, o que levou a que, em 1971, se acordase organizar o primeiro Campeonato do Mundo.
A participação foi muito reduzida e os atletas correram a cargo exclusivamente dos Estados unidos e da Inglaterra. Mas isto foi somente o início; um ano mais tarde, em 11 de novembro de 1972, foi fundada a Federação Internacional de Powerlifting (IPF), na Pensilvânia. A cada competidor se permitem 3 tentativas em cada tipo de levantamento, dependendo de teu prestígio e de tua organização em que competem. O fantástico de suas tentativas válido é o que conta pro total da competição. Se 2 ou mais competidores começam o mesmo total, o levantador com menor peso corporal é posto acima de levantadores mais pesados.
Os atletas competem contra outros do mesmo gênero, ordem de peso e idade. As comparações entre atletas e seus resultados, por intermédio de diferentes categorias de peso são capazes de ser feitas também utilizando sistemas de desvantagem (handicap) como a Fórmula de Wilks.
Os levantadores de potência utilizam diferentes sistemas de treinamento. No treino tradicional de potência, aumenta gradualmente o peso e diminuir as repetições durante o tempo, se bem que atualmente há superior ênfase, a força explosiva e a velocidade.
- Quatro BATIDOS LANCHE
- 6 Histologia do intestino delgado
- um Poesia no Século XIX
- Aumenta a coordenação e o equilíbrio
Extensão de quadríceps (exercício cooperar). Flexão de coxa exercício cooperar). Press militar (em inglês military press). Note-se que os exercícios que consistam em empurrar um peso acima da cabeça da pessoa são chamados, em inglês, overhead press.
por sua vez, destes, existem inúmeras variações: strict press ou military press, push press, jerk press, e o split jerk press. Press inclinado (em inglês incline press ou incline bench press). Press com a pegada fechada (em inglês close-grip bench press). Também existem outros métodos de treinamentos que costumam ser utilizados, como as séries negativas, que consiste em preservar o peso no decorrer da fase excêntrica do exercício, durante um acordado tempo de tempo.
O sistema isométrico, é feito com uma barra imóvel que é introduzido a uma certa altura e tenta suspender. O mais bacana para este sistema é usar uma gaiola de levantamento. Embora os eventos de levantamento de potência sempre competir no agachamento, jornais de banca e peso morto, as diferentes federações têm diferentes regras e interpretações das mesmas, o que resulta em uma extenso quantidade de variações. Uma presa bancário IPF, a barra podes baixar até a parte de baixo do esterno, sempre que que em outras federações, a barra podes tocar o abdômen. Isso corta a distância, ocasionando mais fácil o levantamento.