Mentiras E Verdades A respeito do Micro-Ondas Que você deve Saber

O forno de microondas está presente em 90% das casas nos EUA e Europa, no entanto ainda gera desconfiança. De em tal grau em tanto aparecem infos pelas redes afirmando coisas como que contamina a água, que faz explodir os ovos ou que emite radiações nocivas.

Muitas são verdadeiras, e novas, verdadeiras barbaridades. Em 1945, o engenheiro Percy Spencer, que experimentava um novo tubo a vácuo chamado magnetron, no momento em que descobriu que um adocicado que tinha no bolso havia derretido. Dessa maneira, de forma acidental, soube que as micro-ondas que gera esse equipamento realizam girar as moléculas de água dos alimentos, que, desse modo, se irão aquecendo.

  • Seguinte “
  • It’s a Twin Thing
  • 3100 a. C.: sistema decimal,[22] usado na primeira vez no mundo
  • dez Anos 1690
  • Baixa densidade de energia: Trinta Wh/kg

Os fornos de microondas começaram a fornecer nos anos 50, no entanto foi pela década de 70, no momento em que foram introduzidos nos lares dos Estados unidos, no encerramento dos anos 80 prontamente estava em 25% das casas. Hoje é considerado um método popular, veloz e eficaz de cozinhar, porém continua sendo um extenso desconhecido. Conversamos com a Fundação Alícia, centro de investigação em inovação tecnológica em gastronomia e hábitos alimentares, pra definir cientificamente as questões e os mitos que ainda cercam esse entusiasmado aparelho de imediato quase octogenario. Que a comida cozida ou aquecido em um forno de microondas é perigosa é absolutamente errado.

As micro-ondas são ondas eletromagnéticas de alta freqüência, idênticos às de um móvel, televisão por cabo ou rádio, que atuam a respeito de definidas moléculas (as polares) da água, as gorduras e os açúcares, sem alterá-los. A definição científica do funcionamento do aparelho parece complexo, porém é claro: As moléculas de água são um agradável modelo de moléculas polares, ou melhor, que têm uma extremidade com carga positiva e outro com carga negativa. O campo eletromagnético interage com elas como um ímã e as move, provocando colisões com algumas moléculas. Sendo assim, é gerado calor e a água ferve. “Que se movam as moléculas é algo inócuo, não acarreta nenhum dificuldade, é inexato que as ondas destruam moléculas”, diz Bonet.

2. O exercício continuado do aparelho se doente. Houve um tempo em que o forno de microondas era tão inexplorado que até pensava que podia envenenar, deixar aleijado ou cego a quem o usasse. Atualmente ninguém acredita nisto, mas que continua presente a ideia de que botar-nos à frente deles, no momento em que estão funcionando pode provocarnos câncer. Em 2005, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento que indicava que, se for utilizado de acordo com as instruções do fabricante, o microondas é seguro e conveniente pra aquecer e preparar alimentos pro consumo. 3. O micro-ondas poderá te queimar. Ao inverso do smartphone ou do radar, em forno de microondas, as ondas estão concentradas em um espaço fechado.

“O risco que corremos é que saiam para o exterior, visto que nos poderiam causar o mesmo que os alimentos, aquecer os nossos tecidos e quemarnos”, aponta Laia Badal, e adverte pra gravidade de que o aparelho esteja em perfeitas condições. Temos de pesquisar que a porta feche bem e que não tenha nenhuma fratura, como por exemplo, provocada por uma faca que nos caiu em cima do forno.

“As micro-ondas têm sistemas de segurança para impossibilitar que as ondas atravessem as paredes metálicas do aparelho”, conta a cientista. As paredes têm uma malha metálica com furos de 1,cinco mm e o comprimento de onda da microonda é de doze cm, isto é, que não poderá penetrar nela. Bem como queremos quemarnos a mão usando o micro-ondas de outra forma: se removermos uma tigela que está muito quente. De acordo com a OMS, esse é um dos grandes riscos do aparelho.

“Para impedir isso é importante conhecer o funcionamento do forno e controlar os tempos de cozimento de cada prato”, sinaliza Badal, que assim como recomenda o emprego de luvas. 4. Desejamos investigar se um micro-ondas tem vazamentos fazendo soar um móvel em teu interior. Diz-Se que, pra examinar se um micro-ondas tem vazamentos de radiação, tens de pôr um móvel em seu interior, fechar o aparelho (sem ligá-lo!) e se o telefone toca, é que de fato tem fugas.

Se não parece, é que o forno fecha hermeticamente. Já que bem, esse mito é errôneo visto que o móvel a toda a hora soa, tenha ou não vazamento o aparelho, pelo motivo de as microondas e as ondas de telefonia são próximas, no entanto distintas. “Dessa forma, as ondas do móvel podes ultrapassar a proteção da porta e ouvi-lo, ainda que mais atenuado”, conta o professor Claudi Mans i Teixidó.

Rolar para cima