Área de distribuição conhecida. O cão-selvagem-asiático, dole, cão vermelho, cão jaro, o cão selvagem da ásia ou cão selvagem indiano (Cuon alpinus) é uma espécie de mamífero carnívoro da família Canidae. É o único filiado existente do gênero Cuon, que difere de Canis pelo reduzido número de pré-molares, e um superior número de bicos. Tem o mesmo tamanho e uma grande semelhança com o coyote, porém se diferencia deste por teu cabelo avermelhado e em que se trata de um animal social que vive em clãs.
São animais muito sociais que vivem em grandes clãs, e que, algumas vezes, são divididos em menores grupos pra caçar. Alimentam-Se principalmente de animais de tamanho médio, que caçam por cansaço depois de longas perseguições, e matam por destripamiento.
- Um Estabelecimentos de investigação
- 5 Dicas pra perder peso: Indispensáveis
- Mensagens: 14.527
- Programa “Redes” de 2 de TVE, com Eduard Punset
- 3 Como receber massa muscular muito rapidamente – A paciência
- Campeão mundial de peso supergallo da FIB
Ao oposto da maioria dos canídeos sociais (no entanto, como os cães selvagens africanos), os cuones deixam de consumir aos seus filhotes primeiro, após uma caçada. Embora, com terror do homem, os grupos se atrevem a atacar animais grandes e prejudiciais, como javalis, búfalos de água e, até mesmo, tigres.
George Gaylord Simpson classificou os cuones dentro da subfamília Symocyoninae, juntamente com os cães selvagens africanos e o cão de montanha, por falar sobre este tema características anatômicas, como a redução dos molares pós-açougueiros. Muitos têm questionado esta classificação, com o pretexto de que essas características comuns são por causa evoluções convergentes.
Cuon alpinus alpinus ou cão-selvagem-asiático oriental: a maior das subespécies. Ocorre no sudeste da China, Índia, Nepal, Butão, Bangladesh, Burma, Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã. Cuon alpinus hesperius ou cão-selvagem-asiático ocidental: espécie pequena que hoje em dia poderá ser encontrada somente no oeste da China. Cuon alpinus sumatrensis ou cão-selvagem-asiático de Sumatra: espécie de baixo tamanho que vive nas ilhas de Sumatra e Java.
Cuon alpinus priscus†: viveu no decorrer da primeira metade do Pleistoceno. Cuon alpinus fossilis†: habitou a Europa durante a segunda metade do Pleistoceno. Era uma maneira intermediária entre C. a. Cuon alpinus europaeus†: viveu toda a Europa no encerramento do Pleistoceno. Foram os últimos cuones em habitar o continente europeu. Os cuones provenientes do Pleistoceno, e estão mais estreitamente relacionados com os chacais que com os lobos. Foi teorizado que se transformaram em animais sociais como uma adaptação pra sobreviver frente a grandes predadores. Ainda que atualmente só existem pela Ásia oriental, as jazidas de fósseis do Pleistoceno indicam que estes animais também habitaram há bastante tempo pela Europa e até na América do norte.