É rara a semana em que a vertiginosa capitalização em Bolsa de Amazon, Apple, Alibaba, Facebook e Netflix não gera um titular. Porém há gurus de investimento que não foram enviados a essa onda dos gigantes da tecnologia. “Como compradores são muito essenciais, contudo o mundo inteiro domina. As matérias-primas representam hoje cerca de dois terços das empresas em carteira de Azvalor, que soma mais de 1.245 milhões de euros perante gestão, através, essencialmente, de seus fundos Internacional e Iberia. A gestora inverte-se, entre outras, a mineradora peruana Buenaventura, nas de ouro Agnio Eagle, a Barrick Gold e Newton Mining, do Grupo México (cobre) e a canadense Cameco, especializada em urânio. Por que esse rápido?
“Se temporariamente uma matéria-prima não é mais moda, porém entende-se que é necessário mais urânio, cobre, petróleo e vai reverter a estar pela moda, ao adquirir o produtor mais produtivo, compras pra o melhor. Ou essa matéria desaparece ou se ganha dinheiro.
Há insuficiente risco, o que não quer dizer que não haja indecisão. São ativos exclusivos. O ótimo, aí está Alibaba. Em contrapartida, não se pode replicar a mina de ferro da Rio Tinto em Pilbara ou de cobre de Boaventura em Cerro Verde”, diz Guzmán, que indica que a tua taxa de erro histórico no setor é bajísima.
O paradigma de investimento em valor (“value investing”, que pratica Azvalor, baseia-se em grandes traços em comprar ações de organizações que estão baratas por alguma circunstância temporal, no entanto têm o potencial de ampliar. No momento em que alcançaram este potencial, vendem essas ações, obtendo uma rentabilidade e voltam a adquirir ações de outras companhias baratas.
“Precisa ser uma organização que esteja barata, cotada abaixo do que nós não existem dúvidas que vale”, diz o gestor. “Se não existe valor barato, não entramos, é a essência”, insiste. É o que Guzmán e Bernad, antigos gestores de Bestinver juntamente com Francisco Garcia Paramés, de imediato executam mais de vinte anos.
Já, estão prestes a completar quatro desde que puseram em marcha Azvalor. “Nesse tempo temos cumprido com os três pilares do negócio. Temos batido os índices, a despeito de menos do que historicamente o temos feito, mas as nossas carteira têm um potencial de valorização frente ao índice represado e valem o dobro. Também, temos os clientes corretos: entendem o que fazemos, e no momento em que há quedas do mercado, não só não tiram o dinheiro, entretanto que algumas vezes até colocam um pouco mais.
Sem essa paciência não queremos fazer isto. Em terceiro recinto, este é um negócio regulado: nós passamos as inspecções do controlador e estamos ao mais grande nível”, resume. “O assunto é a rentabilidade”, conclui Guzmán, que esclarece que para atingir essa rentabilidade “não depende de dois gurus, porém de ter uma equipe que precisa aperfeiçoar continuamente, e estamos continuamente buscando”.
- Câmbio e treinamento
- Hospital de la Merced, nas proximidades da Porta de Talavera e do que resta a abside
- Fazê-lo subir sobre o seu grau
- Falta de modelos de integração
- Rússia: O Terek situa-se na cota alta
- 1 Importação, exportação, e os funcionários aduaneiros
Azvalor cresceu em produtos, com, a título de exemplo, um fundo de “managers” de gestores internacionais, e na know-how de análise após abrir escritório em Londres. Porém o limite continuam a ser os 2.500 milhões sob gestão, que os responsáveis da empresa foram instituídos.
No momento em que o alcançarem, fecham os fundos. “A gente tem um pacto de humildade com os freguêses: quanto mais dinheiro, mais ganhamos os parceiros, todavia o mais complexo é gerar rentabilidade pros freguêses”, explica Gusmão. É o momento melhor do mercado para o investimento em valor? As Bolsas têm vivido em geral uma imparável reavaliação ao calor do tempo econômico expansivo. “A Bolsa americana, tendo como exemplo, estava em 2009 em 700 pontos, e agora está perto de 3.000, ou seja, foi multiplicada por 4.
Não está numa taxa de preço a respeito lucro estratostérica, mas após se multiplicar por quatro, em 10 anos, isto é alguma coisa mais que a média histórica. Assim sendo, há que ter um pouco de cuidado. Contudo o mais importante é que é também o instante de maior dispersão histórica entre os valores “growth” e “value”, nunca houve tanta dispersão.