Este Artigo 4.° a Lei Geral de Direitos Linguísticos dos Povos Indígenas. ↑ Considerando três 269 386 km2 de Zona Econômica Exclusiva da área total do México é de 5 233 761 km2. América, achado na fração sul da América do Norte, com capital na Cidade do México. Politicamente é uma república representativa, democrática, federal e laica, composta por 32 entidades federativas (31 estados e a capital federal). América Latina. Limita-se ao norte com os EUA da América no decorrer de uma divisa de 3 155 km, no tempo em que que o sul tem uma divisa de 958 km com a Guatemala e 276 km com Belize.
As costas do povo limita a oeste com o oceano Pacífico e a leste com o golfo do México e o mar do Caribe, somando 9 330 km, que é o terceiro país americano com superior comprimento litoral.
A presença humana no México remonta a 14 000 anos antes do presente. Como fruto de milhares de anos de desenvolvimento cultural surgiram no território mexicano das culturas mesoamericanas, aridoamericanas e da oasisamérica. O atual território central do México, foi o principal e superior palco do público asteca e, em fração, do público maia, duas das civilizações mais relevantes da América pré-colombiana.
- 3 Papel do osso
- Atrofia óptica
- 2 fatias de presunto de peru
- Jessica Simpson
- 1 15m Prato principal
- dois Geografia 2.1 Localização
- Aumento do ritmo cardíaco,
Durante trezentos anos, a totalidade do território fazia fração do Vice-reino de Nova Espanha, com sede pela Cidade do México, sendo uma das entidades mais sérias do Império Português na América. Segundo a Organização Mundial do Turismo, o México é o principal destino turístico da América Latina e o sexto mais visitado do mundo. Isto se tem que em vasto quantidade aos trinta e quatro sítios culturais e naturais que são considerados na Unesco como Patrimônio da Humanidade, e é por esse sentido, o primeiro no continente e o sexto no mundo.
Em termos macroeconómicos, por produto interno bruto (PIB) é a décima quarta economia mundial e a décima primeira por paridade do poder de compra (PPP); em escala regional, é a segunda maior economia da América Latina e quarta maior do continente. Mas, seu índice de desenvolvimento humano ajustado à desigualdade é de 0.608; considerado médio.
Doze 000 espécies endêmicas. O primeiro termo ou nome respectivo, com o se fez referência ao estado, apareceu em seis de novembro de 1813, quando o Congresso de Chilpancingo expediu o Ato Solene da Declaração de Independência da América do Norte. Posteriormente, o Decreto Constitucional pra Liberdade da América Mexicana do dia 22 de outubro de 1814 trocou essa denominação, adaptando-a com o termo México (usado como adjetivo), e fazendo uso do mesmo como gentílico em alguns artigos.
Desde a tua formação como Estado federal, o nome oficial do país é Estados unidos Mexicanos, bem que a Constituição de 1824 usava indistintamente as expressões Nação Mexicana e os EUA Mexicanos. A Constituição vigente, promulgada em 1917, instaura que o nome oficial do nação é EUA Mexicanos. Entretanto, o exercício generalizado da síntese México, comum de todas as denominações anteriores, permitiu que este prevaleciera como nome comum.
O clima mexicano foi empregado na língua espanhola pelo contato entre europeus e americanos com diferentes sentidos. Para os espanhóis do século XVI, os mexicanos eram os habitantes de México-Tenochtitlan e sua língua. Ao longo da Colônia, alguns crioulos e peninsulares avecindados pela Nova Espanha foi usado o adjetivo pra eleger-se a si mesmos.
Os líderes da Guerra de Independência hesitaram em tão alto grau na denominação do nação e de seus habitantes. Por meio do Plano de Iguala, o país adopta certamente o nome do México e seus habitantes foram todos mexicanos. O México é um topónimo de origem mexicano—nahuatl—cujo significado é discutido. De acordo com Bernardino de Sahagún (s. Mexi ou Mexitl, que fora um lendário padre nahua, levou seus seguidores a procura de uma águia a respeito de um nopal pra fundação de sua cidade depois de abandonar a também lendária locação de Aztlan.
“Metzxico”: “metz(tli)” (lua), “xic(tli)” (umbigo, centro) e “-co” (locativo), segundo Cecílio e Alfonso Robelo Caso. Este nome mexícatl se dizia antigamente mecitli, componiendose de eu, que é metl o maguey, e de citli por lebre, e dessa forma se teria de demonstrar mecícatl, e mudandose a c em x corrómpese e diz mexícatl.